quarta-feira, 18 de maio de 2011

«O que foi mãe? Não se está a sentir bem?»
«Ajuda-me, aqui, meu filho, depressa! Ajuda-me a sentar!»
A minha mãe ultimamente não se tem sentido bem. Já lhe disse mais do que uma vez que devia ir ao médico, mas não me liga nenhuma.
«O que é que a mãe comeu hoje? Pegue no copo e beba. É água com açúcar.»
«Estive todo o dia a comer, a petiscar! Estou melhor! Já passou! Deve ter sido uma descida de tensão.»
Petiscar! Não se alimenta. Não come nada de jeito. E nos dias em que eu não faço refeições em casa, deve comer uma torrada e beber chá ou café.
«Não gosto de cozinhar só para mim. Nos dias em que tu me dizes que não comes em casa, eu cá me governo, com os restos do dia anterior ou confecciono uma refeição rápida.»
Eu ultimamente, estou pouco a casa. Saio de manhã e almoço perto do escritório. E como tem havido muito trabalho, fico lá, até mais tarde. E para a minha mãe não estar à minha espera, opto também, por jantar com alguns dos colegas que comigo estão na labuta, por vezes até altas horas. Certamente, que tem-se alimentado mal.
«A mãe tem que se alimentar e não petiscar. Na sua idade, deve comer bem! Comer bem, não é comer em quantidade, mas ter uma alimentação variada. A sopa é excelente, rica em nutrientes que favorecem a saúde e o bem-estar. Mas como somos omnívoros, também necessitamos de ingerir carne ou peixe. Carne ou peixe, não são croquetes ou pastéis de bacalhau, como eu já a vi comer. Ou aquela, hambúrguer horrível que a mãe traz do pronto a comer, que há ali na rua de cima. E bolos! A mãe come muitos doces! Isso faz-lhe mal. Faz-lhe tudo mal! Só porcarias! Esse tipo de alimentação é rico em gorduras, sobretudo gorduras saturadas e sal. No caso dos bolos, também excesso de açúcar. E são pobres em vitaminas, sais minerais e hidratos de carbono. A mãe deve comer saladas, fruta, muita fruta. Os anti-oxidantes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, retardando o envelhecimento celular, assim como aumentando as defesas do organismo, às doenças. Faça sumos naturais, beba água, mas não gasosas e outros refrigerantes que estão carregados de açúcar e químicos conservantes, muito deles nefastos à saúde, altamente cancerígenos. A mãe deveria ir frequentemente ao mercado, levantar-se de manhã, dava um passeio, fazia exercício, caminhava um pouco a pé, fazia as suas compras; carne, de preferência carne branca, aves, produtos hortícolas para a sopa, fruta da época…Depois voltava para casa e confeccionava as suas refeições para esse dia. A sopa deve ser feita e comida no próprio dia, no máximo aguentar mais um dia, mas depois, mesmo conservada no frigorífico perde as propriedades que tanto a dignificam como um refeição rica e quase completa. Nada como comprar os alimentos frescos e consumi-los o mais rápido possível.
Sumo de fruta. A mãe tem um electrodoméstico que lhe ofereci pelo Natal, para fazer sumos. Mas, mãe, os sumos são mais sensíveis que a sopa; é fazer e tomar de seguida. Em contacto com o ar, oxida rapidamente e perde todo o seu teor vitamínico. Eu vou imprimir a Roda dos Alimentos e colocá-la na parede da cozinha, para a mãe ter noção do que deve comer e por quê. A mãe não teve nenhuma baixa de tensão. Está fraca, não se alimenta. Tem de comer pão, arroz, massa, leguminosas secas e tubérculos ricos em hidratos de carbono, para ter energia, leite e os derivados do leite, ricos em proteínas e cálcio, tão importante na sua idade, para benefício da estrutura óssea e muscular, ovos, carne e peixe, que contêm as proteínas animais, gordura, minerais, também vitaminas. O peixe gordo, tão rico em ómega 3, faz bem a sistema circulatório, baixa os níveis de colesterol, os triglicérides…E a mãe tinha-os elevados as últimas análises que fez!»
«Mas, filho, eu sei isso tudo, mas não me apetece. Não sinto motivação para preparar refeições, só para mim.»
«Então, fala-se com a D. Maria do “Come-se Bem” e a mãe vai lá todos os dia buscar a sopa e um outro prato. Eles cozinham lindamente; uma gastronomia muito mediterrânea, sem ser demasiado condimentada, muito saudável.»
«Assim, está bem!»

Sem comentários:

Enviar um comentário