quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como sempre, cada vez que vou a casa do João, venho de lá aborrecido e juro não mais voltar. Ele tinha-me ligado a convidar para jantar. Queria-me pedir uns conselhos; confiava no meu bom gosto, mas não adiantou mais nada ao telefone. Pressenti, que o elogio, seria uma forma habilidosa de me aliciar, não só à ajuda, como ter, em mim, um aliado de peso, para vencer, possivelmente a Lena. E não me enganei. Nunca, com ele, me engano. Querem remodelar o apartamento, mas como sempre estão em desacordo; a Lena tem sentido prático e pretende fazer obras que melhorem a habitabilidade, o João pretende construir o Palácio da Ajuda, para vizinho ver.
«João, uma casa deve ser um abrigo e um local partilhado, pelas pessoas que a habitam, e deverá servir principalmente as necessidades e estar de acordo com os interesses de cada um, ser confortável, proporcionar bem-estar. A habitação é desde tempos ancestrais, o abrigo usado pelo Homem para se proteger das intempéries e também do seu semelhante, assim como de outras espécies, que possam perigar a sua sobrevivência. É o meio ambiente material onde se deve desenvolver a família, o núcleo base de qualquer sociedade. Pensa em remodelar o apartamento, mas preocupa-te primeiro, em fazer alterações, estruturais, não só a nível de canalização, electricidade, aquecimento, paredes, etc,, que vos dêem qualidade, conforto e reduzam custos futuros, não só no consumo, como na manutenção, em vez de te preocupares mais com a mobília, do estilo x, y ou z. E pensa também quando o fizeres, que terás de adquirir móveis que caibam nas divisões e tenham vocês espaço, para nelas circular. Já que vão gastar dinheiro, façam uma obra como deve ser. Pensa no conforto, João; é muito importante a casa ter um ambiente em que se sintam bem, que seja confortável tanto de inverno, como de verão. Substitui a canalização. A que existe é de origem e qualquer dia os canos estão ferrugentos e começam a rebentar. Hoje, há materiais, que têm uma durabilidade, bem maior. A instalação eléctrica também deverá ser substituída, deves colocar mais tomadas, estas casas antigas têm normalmente poucas. Deverias pôr aquecimento central, janelas com vidro duplo, bem calafetadas…»
«Ele não quer, fazer esse tipo de remodelação, pretende deitar aquela parede abaixo, para a sala ficar maior, pintar as paredes e vender os móveis, ou dar e comprar novos. O que lhe estar a dizer, já eu lhe disse.»
«João, a casa precisa de obras, não de móveis novos. Tens a cozinha e as casas de banho um nojo. Tens de substituir os azulejos, os sanitários, as banheiras por polibans, a cozinha, sim precisa de armários novos, equipamento novo. Queres pôr lareira, neste apartamento?! Eu falei-te no aquecimento central, mas existem outros sistemas diferentes, alternativos, os pisos radiantes, painéis solares, lajes radiadores flat e os termodinâmicos. O design é bastante destacável, mas compensado pelo lado prático e de grande utilidade e conforto. A maioria destes sistemas tem ainda a vantagem de fornecer água quente para torneiras e águas sanitárias, o que, para além de proporcionar grande comodidade, tem vantagens no que respeita à poupança na conta mensal com os custos de aquecimento. Pede ajuda a quem saiba. Não a mim. Nem faças o que te vem à ideia, por que nem eu, nem tu somos conhecedores e não será o pedreiro que te irá fazer a obra, que deverá tomar a liderança. Fala com um arquitecto, não com um decorador. Eu conheço um bom profissional, que te orientará e dará uma sequência lógica, quanto ao que deverás fazer, os materiais que deverão ser escolhidos. Este arquitecto é muito voltado para a bio arquitectura, para o eco design, sustentabilidade, a utilização de materiais alternativos, ecológicos, reciclagem de mobiliário, tem uma grande preocupação em tornar o espaço o mais funcional, confortável e seguro. Tens algum extintor, aqui em casa? Mas deverias ter!
A Lena abanava a cabeça, enquanto me ouvia, dando-me razão.»
«Eu, agora terei de arranjar o telhado de minha casa. Mas terei de ser aconselhado e fazer a obra de forma que não gaste muito e que esteja de acordo com a traça do prédio. Escolhi telha de cerâmica portuguesa. Como primeiro material de contacto com o exterior, as telhas deverão garantir segurança à casa contra a acção dos ventos, poeiras, ruídos, sol, chuva, granizo e outras intempéries. Por isso, telhas de qualidade são fundamentais. A telha cerâmica, uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, ainda é uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao nosso clima e oferecendo uma óptima relação de custo, benefício. A área do telhado de quatro águas totaliza aproximadamente cem metros quadrados. A telha que penso colocar pesa cerca de 2,65Kgs, e leva dezasseis unidades por metro quadrado e tem uma absorção de água de 3 a 5 %. Já pedi orçamento descriminado e irá custar-me cerca de sessenta e cinco euros o metro quadrado, com isolamento térmico; formação de cobertura inclinada com uma pendente média de 30%, sobre base resistente, composta dos seguintes elementos: formação de pendentes: painel cerâmico furado com ligação macho-fêmea para revestir, 4x20x3 cm, apoiado sobre muretes de tijolo cerâmico furado, assente com argamassa de cimento M-5, com uma altura média de 100 cm, travamento transversal cada 2 m aproximadamente, tudo sobre laje de betão. Cobrimento: telha cerâmica lusa, 43x26 cm, cor vermelho; assente com argamassa de cimento M-2,5 confeccionado em obra. Inclusive p/p de telhas de cumeeira, remate lateral, ventilação e peças especiais para formação de cumeeiras, rincões, remate de beirais e bordas livres
Falei, falei… Ele ouviu-me, mas no fim voltou falar na imponência de uma mobília de casa de jantar que tinha visto, num antiquário, que como ma descreveu, para caberem os móveis, a mesa e as respectivas cadeiras, ninguém caberá à vontade, para uma agradável refeição, para certamente para estar de porta fechada, e diariamente, tudo ser feito na cozinha. Este João não muda!

Sem comentários:

Enviar um comentário